Pesquisar
Close this search box.

Campeonato Boliviano é anulado por suspeita de manipulação de partidas

O Conselho de Divisão Profissional da Bolívia decidiu nesta terça-feira (5) anular a atual edição do Campeonato Boliviano e da Copa da Bolívia devido a suspeita de manipulação de resultados. O campeonato nacional estava na 25ª rodada de 34 previstas.

O presidente da Federação Boliviana de Futebol, Fernando Costa, revelou que 14 dos 17 clubes da liga votaram a favor da anulação. Um time se absteve e dois foram contra. De acordo com o jornal ‘La Razón’, apenas The Strongest e Nacional Potosí se opuseram ao cancelamento dos torneios. Os clubes ocupavam a 1ª e a 2ª posições do campeonato nacional, respectivamente.

A Federação Boliviana criará um torneio de curta duração com término previsto para dezembro, o que ajudaria na definição de rebaixamentos e promoção dos times, além da destinação das vagas para as competições internacionais. A entidade solicitará à Conmebol ampliação nos prazos para inscrever seus clubes nas competições continentais de 2024.

“Sérios indícios foram encontradas de que os jogos eram manipulados. Isso tem a condição de levar para consulta com a Conmebol”, declarou Fernando Costa.

Na votação desta terça-feira, os clubes exigiram de forma unânime a destituição dos membros da Comissão de Arbitragem do Campeonato Boliviano. Alejandro Mancilla, Wilson Estrada e Juan Carlos Cardozo são apontados como cúmplices do escândalo de manipulação.

Quatro jogadores do Independiente Petrolero de Sucre estão sendo investigados pelo Ministério Público de La Paz por participação no esquema.

Crédito imagem: Bolivar/Divulgação

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Seja especialista estudando com renomados profissionais, experientes e atuantes na indústria do esporte, e que representam diversos players que compõem o setor: Pós-graduação Lei em Campo/Verbo em Direito Desportivo – Inscreva-se!

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.