A quinta rodada do Campeonato Boliviano não acontecerá conforme o programado. Os clubes que disputam a elite do futebol da Bolívia anunciaram a suspensão das partidas após o sindicato nacional dos jogadores (Fabol, na sigla em espanhol) informar que os atletas não se apresentariam para disputar os jogos marcados para sexta, sábado e domingo. A informação foi divulgada primeiramente pelo GE.
Os jogadores alegam a existência de um tribunal de segunda instância na Federação Boliviana de Futebol (FBF) que prejudica suas demandas jurídicas contra os clubes.
Algo parecido já havia acontecido em março, no início do Campeonato Boliviano, quando os jogadores fizeram uma greve afetou acabou afetando quatro partidas da primeira rodada. O imbróglio foi resolvido, no entanto, os atletas dizem que a FBF não cumpriu os compromissos assumidos.
Por ter clubes bolivianos na Copa Libertadores e Sul-Americana, a Conmebol informou que a paralisação do campeonato nacional não afetará no calendário das competições continentais.
Dois times brasileiros têm adversários bolivianos na Libertadores: Internacional enfrenta o Always Ready no grupo B, e o Santos encara o The Strongest, no grupo C.
Já na Sul-Americana, o Guabirá está no grupo B, com o Bahia, e o Jorge Wilstermann, no C, com o Ceará.
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!