Campeonato Brasileiro de Counter Strike: ponto de virada no esporte eletrônico

O anúncio do CBCS (Campeonato Brasileiro de Counter-Strike), organizado pelo Grupo Globo e pela DCSet, deve ser visto como um divisor de águas não só no eSport brasileiro, como também na indústria esportiva como um todo.

O investimento chegou!

Já foi abordada com mais detalhes a forma como as desenvolvedoras, donas dos jogos, organizam seus cenários esportivos aqui no Lei em Campo.

Naquela ocasião explicamos que a Valve, detentora do Counter-Strike, é uma desenvolvedora que foca em sua atividade econômica primária, que é a criação e atualização de seus jogos, enquanto vende a outras empresas os direitos de organizar as competições.

Esse posicionamento mercadológico sempre fez com que o Brasil não contasse com competições nacionais relevantes pela falta de investidores, apesar de ter diversos jogadores profissionais no topo do ranking mundial e um número inacreditável de fãs.

Com o crescimento do eSport no Brasil como um todo, impulsionado por outras modalidades, o investimento finalmente chegou. E chegou forte.

O CBCS terá o tiro de largada no GameXP, evento que ocorrerá entre os dias 25 e 28 de julho, no Rio de Janeiro, com a organização feita pela líder do entretenimento nacional, o Grupo Globo e a empresa DCSet.

Além de premiações que somam R$ 800 mil, a competição também dará vaga para a StarSeries i-League, uma das principais competições do mundo.

Modelo de franquias

Comum nos Estados Unidos, o modelo de franquias será o utilizado na competição, de maneira similar ao que acontece na NBA e na MLS.

No esporte eletrônico, organizar-se em franquias é algo que tem sido feito em ligas pelo mundo todo, principalmente nas principais ligas de League of Legends (Riot Games) e de Overwatch (Blizzard).

Já no Brasil, o grupo de empresas e clubes-empresas que farão parte do CBCS será pioneiro dessa forma de organização esportiva.

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email

Últimas Notícias

Colunas

Seções

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.