Nesta semana, o Cardiff pagou os 6 milhões de euros (R$ 33 milhões) ao Nantes pela transferência do atacante Emiliano Sala, que morreu há quatro anos após um acidente aéreo. A tragédia aconteceu antes mesmo do argentino atuar pelo clube inglês. A informação foi divulgada pelo ‘ge’.
Em 2019, o Cardiff acertou a contratação de Sala junto ao Nantes por 17 milhões de euros. Emiliano Sala morreu em 21 janeiro daquele ano, quando viajava para o País de Gales para se apresentar ao Cardiff City, que fechou sua contratação junto ao Nantes naquela janela de transferências. O pequeno avião particular que levava o jogador sofreu um acidente no Canal da Mancha, desaparecendo a cerca de 20 quilômetros ao norte da ilha inglesa Guernsey.
Desde então, o Cardiff se negou a pagar o valor acordado, afirmando que a transferência não tinha sido concluída pela morte do atacante. Ainda em 2019, a FIFA determinou o pagamento de uma primeira parcela combinada de 6 milhões de euros.
O caso foi parar na Corte Arbitral do Esporte (CAS). O tribunal rejeitou em agosto do ano passado o recurso do Cardiff, afirmando que a transferência estava “terminada” no momento do falecimento do atacante. Desde então, o Cardiff está impedido de contratar novos jogadores por conta da falta de pagamento.
Na época, o Cardiff estava na elite do futebol inglês, a Premier League, mas agora está na Segunda Divisão e é o 20º colocado. O pagamento permitirá que a equipe contrate jogadores na janela de transferências de janeiro.
De acordo com a imprensa inglesa, o Cardiff ainda tenta na Justiça uma indenização de aproximadamente 80 milhões de libras junto ao Nantes por entender que a morte de Sala teve como consequência indireta o rebaixamento da equipe.
Crédito imagem: Cardiff
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo