Search
Close this search box.

CAS concede liminar que revoga desfiliação da CBSk junto à World Skate

A Corte Arbitral do Esporte (CAS), instância mais alta da Justiça Desportiva a nível mundial, concedeu nesta terça-feira (27) uma liminar que revoga a desfiliação da Confederação Brasileira de Skate (CBSk) junto à Federação Mundial do Esporte (World Skate).

Com a decisão liminar, a CBSk volta a gerir o skate do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris até que o processo final seja julgado na Corte.

“CAS considerou que a desfiliação, agora, seria muito prejudicial dentro de todo o trabalho que envolve a preparação olímpica. Assim, a CBSk retoma o gerenciamento da modalidade e permanece filiada até a decisão final do processo”, disse a CBSk em nota.

A confederação estava desfiliada da World Skate desde janeiro. A Confederação Brasileira de Hóquei e Patins (CBHP) passou a ser a única representante do país junto à federação internacional responsável por todos os esportes com rodas, como a patinação e o skate.

Na última sexta-feira, a CBSk retomou os repasses financeiros do Comitê Olímpico do Brasil (COB) provenientes da Lei Agnelo/Piva. A decisão foi tomada em um parecer do Conselho Nacional do Esporte, em uma reunião com representantes do Ministério do Esporte e do COB.

“O COB deixa a gestão da modalidade de imediato, e a CBSk volta a conduzir a preparação dos atletas da modalidade para os Jogos Olímpicos Paris 2024. A Confederação não havia sido desfiliada pelo COB e, desta forma, não haverá alteração desse status. O COB manterá todo apoio necessário à CBSK e às necessidades para a preparação dos skatistas brasileiros rumo aos Jogos de Paris”, disse a entidade olímpica em nota.

Confira o comunicado da CBSk:

“A Corte Arbitral do Esporte (CAS) emitiu, nesta terça-feira (27), decisão cautelar revogando a desfiliação da Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk) da World Skate. O CAS considerou que a desfiliação, agora, seria muito prejudicial dentro de todo o trabalho que envolve a preparação olímpica. Assim, a CBSk retoma o gerenciamento da modalidade e permanece filiada até a decisão final do processo.

Desde sexta-feira (23), a CBSk voltou a receber os repasses provenientes da Lei Agnelo/Piva com base em um parecer do Conselho Nacional do Esporte. A decisão foi ratificada em reunião realizada na quinta-feira (22) com representantes do Ministério do Esporte, do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e da CBSk.

Agora, a entidade segue focada na preparação para as Olimpíadas de Paris enquanto aguarda a decisão final do julgamento da Corte Arbitral do Esporte (CAS).

Vida longa ao Skateboarding Brasileiro!”

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.