A Corte Arbitral do Esporte (CAS) divulgou nesta terça-feira (4) a punição ao ciclista espanhol Ibai Salas. O atleta está proibido de disputar qualquer competição pelos próximos 4 anos, além de perder todos os seus resultados a partir de 25 de janeiro de 2017, por violação das regras do controle antidopagem.
A Agência Espanhola de Proteção à Saúde no Esporte (AEPSD) impôs ao ciclista uma sanção semelhante em outubro de 2018, porém a decisão havia sido anulada pelo Tribunal Administrativo de Esporte da Espanha em março de 2019, dessa forma a Agência Mundial Antidopagem (AMA) decidiu levar o caso ao CAS.
A corte suíça interpreta que houve inúmeras irregularidades nas amostras de sangue coletadas de Salas entre janeiro e agosto de 2017, “indicando uma alta probabilidade de doping” no momento da competição, sem haver qualquer justificativa ou provas fisiológicas ou patológicas do ciclista.
Salas que era membro da equipe do Burgos BH, já havia encerrado sua carreira esportiva no ano passado, após a decisão inicial da AEPSD, embora inicialmente tenha sido anulada. A sanção começa a valer a partir de hoje, data da resolução do CAS, e permanecerá até 4 de agosto de 2024.
Crédito imagem: Burgos BH
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo