Search
Close this search box.

CAS dá início ao segundo julgamento do nadador Sun Yang

Nesta terça-feira (25), iniciou-se o segundo julgamento na Corte Arbitral do Esporte (CAS) do nadador Sun Yang. O atleta chinês foi julgado em 15 de novembro de 2019 e acabou sendo suspenso por oito anos em decisão anunciada em fevereiro de 2020. Em dezembro, a Corte Suprema da Suíça anulou o primeiro resultado após indicar que um dos juízes teria demonstrado “falta de parcialidade” por suas postagens contra a China nas redes sociais. A informação foi revelada pelo site ‘Best Swimming’.

O novo julgamento terá três dias de deliberação, de 25 a 27 de maio. É o único julgamento de todos os programados pelo CAS até o final de junho com três dias. Isso se deve pela complexidade do caso e, principalmente, pelo interesse da mídia, que faz deste um dos mais importantes julgamentos da história do doping.

Após apontar a “falta de parcialidade”, o CAS decidiu substituir o juiz italiano Franco Frattini e formar um novo painel composto por três juízes:

– Hans Nater da Suíça – presidente do julgamento;

– Jan Paulsson da França; e

– Bernard Hanotiau da Bélgica.

Sun está sendo julgado por ter destruído amostras de sangue e se recusado a fazer a coleta de urina em teste anti-doping surpresa em sua residência em setembro de 2018. Na data, ficou configurado que os fiscais de controle não apresentaram a documentação adequada.

Inicialmente, Sun Yang acabou apenas sendo advertido pela FINA, mas a WADA (Agência Mundial Anti Doping) levou o caso para o CAS onde o chinês foi suspenso por oito anos.

O caso do nadador deverá ser julgado antes da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio, marcada para 23 de julho. No entanto, ainda não é possível afirmar que a decisão saia antes do início do evento. Na maioria das vezes, julgamentos do CAS tem resolução entre 90 e 120 dias em média.

O primeiro julgamento teve resultado publicado em 105 dias.

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.