A Corte Arbitral do Esporte (CAS) concedeu neste domingo (18), a permissão para que os nadadores russos Veronika Andrushenko e Aleksandr Kudashev disputem os Jogos Olímpicos de Tóquio, marcado para começar no dia 23. Na última quarta-feira, a Federação Internacional de Natação (FINA) havia suspendido a dupla do evento por violações das regras anti-doping.
A entidade diz ter identificado uma violação a partir de evidências fornecidas pela WADA (Agência Mundial Antidopagem) com base em materiais recuperados do Laboratório Antidopagem de Moscou. Sem explicar as razões, a FINA pediu que os atletas fossem suspensos por quatro anos.
Devido à proximidade da Olimpíada, o julgamento aconteceu de forma acelerada. Na sentença proferida pelo juiz Rui Santos, o CAS retirou a suspensão dos atletas, uma vez que não entendeu que os elementos apresentados fossem suficientes para a punição. A FINA também foi condenada a pagar 1500 francos suíços para cada nadador.
Kudashev e Andrushenko competirão pelo Comitê Olímpico Russo (ROC), uma vez que a Rússia não poderá ser representada por conta do esquema de doping estatal. Ao todo, o país terá 335 atletas em Tóquio.
Andrushenko nadará a prova dos 200m livre e Kudashev a do 200m borboleta.
A Olimpíada de Tóquio acontecerá de 23 de julho a 8 de agosto.
Crédito imagem: Reprodução
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!