Search
Close this search box.

CAS garante governança do Stand Up Paddle no nível olímpico ao ISA

A Corte Arbitral do Esporte (CAS) publicou nessa quinta-feira (6), a decisão em que atribui a International Surfing Association (ISA) a liderança do StandUp Paddle no nível olímpico. Até então, a ISA e a International Canoe Federation (ICF) eram as responsáveis por realizar os eventos do remo em standup (SUP).

A ISA alegou que possuía propriedade exclusiva da SUP, porém a Corte suíça rejeitou essa alegação. Essa decisão significa que a CIF pode continuar desenvolvendo e organizando eventos na modalidade, mas a ISA é responsável por administrar o stand-up em nível olímpico.

“Deve-se notar que a CIF continua com o direito de realizar todos os tipos de atividades de SUP fora do Movimento Olímpico”, afirma a decisão.

Em nota, a ISA expressou sua satisfação com a decisão, chamando-a de “momento histórico”.

“No final desta longa e difícil etapa, estamos aliviados e satisfeitos com esta importante decisão do CAS. Ao confirmar a governança da ISA de SUP no nível olímpico, o CAS validou nossos anos de paixão, comprometimento e liderança”, disse o presidente da ISA, Fernando Aguerre.

O ICF lamentou a decisão da Corte por meio de uma nota oficial:

“É surpreendente que o painel do CAS tenha achado que poderia chegar a essa decisão sem o envolvimento do Comitê Olímpico Internacional, já que tradicionalmente é o reconhecimento de uma Federação Internacional como administradora de um esporte olímpico”, afirma a nota.

O Painel do CAS foi composto por Patrick Lafranchi da Suiça, Jeffrey G Benz dos Estados Unidos e Nicholas Stewart do Reino Unido.

Crédito imagem: Michael Tweddle

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.