Pesquisar
Close this search box.

CAS indefere pedido de urgência de processo da CBSk contra desfiliação da World Skate

A Corte Arbitral do Esporte (CAS) – última instância da justiça desportiva a nível mundial – indeferiu o pedido de urgência e do estabelecimento de medidas provisórias feito pela Confederação Brasileira de Skate (CBSk) em relação ao processo que busca reverter a desfiliação da World Skate (Federação Mundial da modalidade). O mérito principal, porém, ainda será julgado.

Entenda o caso

Em 10 de janeiro deste ano, a World Skate determinou que a gestão do skate olímpico brasileiro deixará de ser feita pela CBSk e ficará sob responsabilidade do COB até os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Após a edição dos Jogos Olímpicos, essa gestão passará a ser feita pela Confederação Brasileira de Hóquei e Patinação (CBHP). A confederação terá até abril para cumprir uma série de exigências, entre elas: conceder autonomia técnica e financeira para cada esporte sob seu comando e rebatizar seu nome para Skate Brasil.

A World Skate havia dado até 31 de dezembro de 2023 como prazo limite para que as duas entidades (CBSk e CBHP) fizessem um acordo sobre qual entidade representaria o esporte em Olimpíadas, mas não houve consenso.

A federação mundial exigia que, em países com duas confederações ou mais filiadas, elas teriam de se fundir em uma única, ainda que mantivessem gestões independentes.

Conflito de longa data

CBSk e a World Skate divergem há tempos. Desde 2021, o presidente da CBSk, Eduardo Musa, pede para que o esporte fique sob a responsabilidade da Confederação.

O mandatário, inclusive, já foi suspenso da World Skate por conta disso, mas o caso foi revertido pelo próprio CAS. Neste ano, o presidente chegou a perder o acesso ao COB enquanto estava suspenso.

A World Skate também acusa a CBSK de não cumprir a Carta da World Skate, recusar diálogo com a CBHP e promover uma “campanha midiática difamatória” contra a federação internacional. Além de violar pontos do estatuto da instituição.

Errata: anteriormente o Lei em Campo noticiou que o pedido da Confederação não tinha sido atendido, quando o que foi indeferido pelo CAS foi o pedido de urgência na decisão. O mérito do pedido ainda será analisado.

Crédito imagem: Getty Images

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Seja especialista estudando com renomados profissionais, experientes e atuantes na indústria do esporte, e que representam diversos players que compõem o setor: Pós-graduação Lei em Campo/Verbo em Direito Desportivo – Inscreva-se!

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.