A Corte Arbitral do Esporte (CAS) reduziu para nove meses a punição imposta pela Uefa ao goleiro Andre Onana, do Ajax e da seleção camaronesa, por violação de doping.
Em fevereiro, o jogador de 25 anos foi suspenso por 12 meses pela entidade que rege o futebol europeu.
Onana descobriu que a substância furosemida, proibida pela WADA (Agência Mundial Antidoping), estava em sua urina após um exame realizado ‘fora da competição’ em 30 de outubro do ano passado.
O goleiro explicou que havia tomado acidentalmente uma pílula contendo a substância ao se confundir com o remédio de sua esposa, e pediu que a punição fosse revogada em vez de reduzida.
“O painel do CAS (…) concluiu que nenhuma ‘falha significativa’ poderia ser atribuída a Andre Onana, que ingeriu medicamentos destinados a outra pessoa por engano”, disse o tribunal em um comunicado.
“Com base nisso, o painel considerou que uma suspensão de nove meses era proporcional à negligência cometida e reduziu a suspensão em três meses, mas não pode aceitar o pedido do goleiro para a retirada total da suspensão”, decidiu o CAS.
Com a decisão, a suspensão do goleiro terminará em 4 de novembro, fazendo com que ele perca o início da temporada com o Ajax. De acordo com o tribunal, Onana está liberado para retornar aos treinamentos dois meses antes do fim da sanção, em 4 de setembro.
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!