Pesquisar
Close this search box.

CAS suspende punição e libera Athletico para contratar jogadores em ‘caso Rony’

A Corte Arbitral do Esporte (CAS) anunciou nesta quinta-feira (25) que suspendeu a punição imposta pela Fifa ao Athletico que proibia o clube paranaense de contratar novos jogadores até julho desse ano. Apesar da liberação, o Furacão terá que pagar a multa US$ 1,25 milhão determinada pela entidade máxima do futebol.

A punição aplicada pela Fifa por conta da transferência de Rony e o Albirex Niigata começou a valer em outubro de 2020. Desde então, o clube só estava liberado para renovar contratos e registrar retornos de empréstimos. Com o fim da pena, o Furacão pode voltar a contratar e registrar reforços no Boletim Informativo Diário (BID).

O CAS também liberou em definitivo o atacante Rony, atualmente do Palmeiras, da suspensão de quatro meses.

Entenda o caso

O caso aconteceu em 2018, quando antes de acertar com o Athletico, Rony chegou a treinar pelo Botafogo, mas o Albirex acusou o jogador de ignorar um contrato de três anos, resultando no fim da negociação com o clube carioca.

O Athletico tinha desejo pelo jogador, e pediu uma liberação na FIFA para conseguir registrar o jogador no segundo semestre de 2018. Na época, Rony tinha um parecer favorável da entidade que autorizava o atleta a se transferir para outro clube. Porém, dois anos depois, após contestação, o clube japonês conseguiu uma decisão favorável, alegando que o atleta assinou um contrato de três anos, que acabaram não sendo cumpridos.

No dia 13 de julho de 2020, a Câmara de Resoluções de Litígio da FIFA puniu o atacante com a suspensão de quatro meses e aplicou uma multa de R$ 7 milhões por conta de uma ação judicial realizada pelo Albirex Niigata. Ao Athletico-PR, o órgão da entidade proibiu o registro de novos atletas por duas janelas consecutivas (nacionais e internacionais) por causa da contratação de Rony.

Em outubro do ano passado, o Albirex Niigata notificou a FIFA, a Conmebol e a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) sobre o suposto descumprimento do Athletico quanto à punição aplicada recentemente envolvendo o atacante Rony, atualmente do Palmeiras. Na sanção, o Furacão ficou impedido pela entidade máxima do futebol de registrar novos jogadores pelas próximas duas janelas de transferência.

Crédito imagem: Gazeta do Povo

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.