A Corte Arbitral do Esporte (CAS), instância máxima da justiça desportiva a nível mundial, validou nesta segunda-feira (24) os novos regulamentos para agentes de futebol (FFAR) introduzidos pela FIFA no começo deste ano. A informação foi divulgada pelo ‘ge’.
O programa da entidade máxima do futebol obriga os agentes a obter uma licença para exercerem a profissão, além de impor um teto sobre comissões e outras regras.
A Associação de Agentes de Futebol Profissional (PROFAA) havia entrado com um recurso contra o programa, mas o CAS indeferiu o pedido.
As licenças para ser agente de futebol deixaram de ser obrigatórias em 2015, mas voltaram a entrar em vigor a partir de 1º de outubro de 2023.
Em relatório divulgado no fim de abril, a FIFA informou pouco mais da metade dos candidatos passou no primeiro exame mundial para obtenção da licença.
A entidade comemorou a decisão do CAS em comunicado oficial.
“A FIFA saúda a decisão de hoje do CAS que confirma totalmente a legalidade, validade e proporcionalidade dos regulamentos para agentes de futebol da FIFA. (…) Particularmente, a FIFA nota que a decisão confirma sua autoridade regulatória para regular a atividade dos agentes de futebol no sistema de transferências, bem como a validade das principais disposições do FFAR”, escreveu a entidade.
Crédito imagem: FIFA
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Seja especialista estudando com renomados profissionais, experientes e atuantes na indústria do esporte, e que representam diversos players que compõem o setor: Pós-graduação Lei em Campo/Verbo em Direito Desportivo – Inscreva-se!