A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta terça-feira (18) uma importante novidade para o futebol feminino: a criação de uma nova divisão, o Campeonato Brasileiro Feminino A-3. A novidade aumentará o número de equipes participantes das competições nacionais, passando de 52 para 64, divididos entre as três divisões.
No comunicado, a entidade brasileira considera que a criação de uma nova competição “é mais um passo no contínuo trabalho de fomento do futebol feminino no Brasil”.
“Vivemos um momento de muita maturidade das competições adultas femininas, com o aumento da competitividade entre os clubes e uma visibilidade cada dia maior. Permitindo que novas equipes ingressem no circuito nacional de competições, a divisão A-3 ajudará muito no aumento do mercado de trabalho para as atletas, além de incentivar o fortalecimento das categorias de base dos clubes, que ganham um calendário maior e mais estruturado”, destacou Aline Pellegrino, coordenadora de competições femininas da CBF.
A partir de 2022, o futebol feminino brasileiro contará com quatro campeonatos adultos: Brasileiro Feminino A-1, A-2 e A-3 e a Supercopa do Brasil. Na base serão três competições: Brasileiro Feminino Sub-18, Sub-16 e a Liga de Desenvolvimento Conmebol Sub-16 e Sub-14.
Formato
O Campeonato Brasileiro Feminino A-3 contará com um formato democrático, com representantes de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Dessa forma, serão os 27 campeões estaduais, somados aos 4 clubes melhores posicionados no Ranking Nacional de Federações de Futebol Masculino de 2022 e 1 clube da federação melhor posicionada no Ranking Nacional de Federações de Futebol Feminino de 2022.
A primeira fase terá jogos de ida e volta, caso no primeiro duelo a equipe não perca de 3 a 0. Avançam para a 2ª fase as 16 equipes vitoriosas no duelo, que jogam em sistema eliminatório, em ida e volta, até a final.
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!