Search
Close this search box.

CBF decide ir à Fifa cobrar punição a Otamendi por cotovelada em Raphinha

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vai enviar uma representação ao Comitê Disciplinar da Fifa para cobrar uma suspensão ao zagueiro Otamendi, da Argentina, pela cotovelada em Raphinha, do Brasil, durante o empate por 0 a 0 em partida válida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022. A informação foi revelada pelo ‘GE’.

Apesar do jogo ser entre duas federações que integram a Conmebol, quem deve aplicar punições disciplinares é a entidade organizadora da competição, no caso a Fifa.

“A competência disciplinar para aplicar uma punição ao atleta da Argentina é da FIFA, pois se trata de um torneio da entidade, classificatório para o Mundial. No entanto, as chances de êxito do pleito brasileiro são bastante reduzidas, uma vez que a decisão foi tomada dentro de campo pelo árbitro e chancelada na cabine do VAR, com a revisão do lance, não podendo ser modificada pelos órgãos judiciais, já que não se configurou em um erro manifesto”, explica João Paulo Di Carlo, advogado especialista em direito desportivo e colunista do Lei em Campo.

“As imagens são claras. Com base nas imagens, vamos pedir ao comitê da Fifa uma punição ao jogador por esse lance covarde. Isso não pode passar impune”, disse o presidente interino da CBF, Ednaldo Rodrigues, ao GE.

O dirigente afirmou ainda que também vai pedir à Conmebol e à Fifa que o árbitro uruguaio Andrés Cunha não apite mais partidas da Seleção Brasileira.

“Enviaremos uma representação aos dois órgãos pedindo para que o árbitro não atue em nenhuma função, nem como árbitro central ou fique no VAR em partida do Brasil. Ele errou totalmente”, acrescentou Rodrigues.

Por conta do erro, considerado grave pela Conmebol, Andrés Cunha e o assistente de vídeo, Esteban Ostojich, foram suspensos por tempo indeterminado pela entidade sul-americana.

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.