Search
Close this search box.

CBF define número mínimo de jogadores para jogos do Brasileirão acontecerem

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e os 20 clubes que disputam a Série A do Campeonato Brasileiro definiram nesta quinta-feira (24) que cada time precisa ter no mínimo 13 atletas disponíveis – ou com teste negativo de Covid-19 – para poder entrar em campo. Até ontem ainda não havia um número mínimo estipulado.

A decisão poderá influenciar a partida entre Palmeiras x Flamengo que está marcada para acontecer no próximo domingo. A equipe carioca enfrenta um surto de Covid-19 em seu elenco, com 16 jogadores contaminados, além de membros da comissão técnica e diretoria, e pediu o adiamento da partida. O Palmeiras manifestou o defeso da manutenção da partida.

A CBF, ainda na noite desta quinta-feira, confirmou que a partida acontecerá se o Flamengo tiver com o número mínimo estipulado, não abrindo margem para o adiamento da data. O Rubro-Negro então decidiu acionar o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e agora aguarda uma decisão.

O número de 13 jogadores, com pelo menos um goleiro, é a mesma quantidade que a UEFA adotou para as suas competições. Ainda na reunião, a CBF propôs seguir a linha da Conmebol de aumentar o número de inscritos de 40 para 50 jogadores, evitando o adiamento de partidas futuras por conta da doença. O aumento foi aprovado e agora aguarda a mudança no regulamento para que comece a valer.

Veja a nota emitida pela CBF sobre a reunião:

“A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informa que, em reunião por videoconferência com os clubes da Série A do Brasileirão e as respectivas Federações Estaduais, realizada nesta quinta-feira, 24, para discussão do retorno do público aos estádios, a grande maioria dos participantes se manifestou favorável ao retorno do público em data e quantidade a serem definidas, desde que de forma isonômica e com permissão das autoridades dos Estados e Municípios correspondentes. O tema voltará a ser debatido em reunião futura.

No mesmo encontro, a CBF explicou o critério utilizado para adiamento de jogos do Campeonato Brasileiro. A entidade compartilhou com os clubes que vem adotando premissas objetivas para análise dos pedidos de adiamento, levando em consideração: a quantidade de atletas inscritos pelos clubes, de atletas infectados, o número de jogadores disponíveis e o limite máximo de inscrições para cada competição, nos termos dos respectivos regulamentos.

Em linha com a jurisprudência que vem sendo construída pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (STJD) sobre o tema, a CBF estabeleceu, com anuência da grande maioria dos clubes, o mínimo de 13 atletas não infectados para que a partida seja realizada. Na ocasião, tendo sido apresentada a possibilidade de aumento do limite de inscrições para o Campeonato Brasileiro da Série A de 40 para 50 atletas, os clubes se manifestaram favoravelmente”

Crédito imagem: CBF/Divulgação

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.