Após o aumento de casos de Covid-19 nos clubes do futebol brasileiro, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou na tarde desta terça-feira (24) um levantamento de dados sobre os efeitos da pandemia no esporte. A entidade fez uma análise dos 47.450 testes RT-PCR realizados em partidas do Campeonato Brasileiro Masculino das Séries A, B, C, D, Aspirantes, Sub-20 e Sub-17 de 2020.
De acordo com os dados apresentados pela CBF, foram 807 testes positivos, representando 1,7% da taxa de positividade. Diante do resultado, a entidade reforçou que a transmissão da doença dificilmente ocorre durante os jogos. Indicando que o aumento do número de casos aconteceu fora das competições, em ambiente externo. Assim, a possibilidade de uma nova paralisação no futebol brasileiro está descartada.
“A análise de 67 interações em que o time adversário tinha ao menos três atletas afastados por teste RT-PCR positivo, por no mínimo três semanas, evidenciou que o registro de transmissão em campo, enquanto estava sendo realizado uma partida, até o momento, foi nulo”, afirmou a CBF em seu estudo.
Confira os resultados divulgados pela CBF:
Série A: 7.535 testes realizados – 97 contaminações – 1,3% taxa de positividade
Série B: 7.620 testes realizados – 128 contaminações – 1,7 % taxa de positividade
Série C: 5.651 testes realizados – 116 contaminações – 2,1% taxa de positividade
Série D: 16.732 testes realizados – 348 contaminações – 2,1% taxa de positividade
Sub-17: 3.857 testes realizados – 23 contaminações – 0,6% taxa de positividade
Sub-20: 4.534 testes realizados – 84 contaminações – 1,9% taxa de positividade
Aspirantes: 1.521 testes realizados – 11 contaminações – 0,7% taxa de positividade
Total: 47.450 testes realizados – 807 contaminações – 1,7% taxa de positividade
Apesar dos números considerados “positivos” pela CBF, o coordenador da Comissão Médica Especial da entidade, Jorge Pagura, afirmou que é necessário seguir os protocolos sanitários também fora do futebol.
“A vigilância ativa por meio de testagem ampla com testes RT-PCR impediu que jogadores, mesmo assintomáticos, participassem das partidas. Os dados evidenciam a eficácia das medidas de prevenção contra a Covid-19 propostas no guia (Guia Médico de Sugestões Protetivas para o Retorno às Atividades do Futebol Brasileiro). Precisamos manter a atenção com as medidas de proteção no cotidiano para seguir enfrentando o cenário de pandemia”, destacou Pagura.
A análise completa está disponível no site oficial da CBF.
Crédito imagem: CBF/Divulgação
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!