A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta sexta-feira (13) uma versão do ‘Protocolo de Recomendações para Retorno do Público aos Estádios’. O documento, que foi elaborado pela Comissão Médica Especial e pela Diretoria de Competições da entidade, prevê o retorno das torcidas em partidas válidas pelas quartas de final da Copa do Brasil e nas Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro. A informação foi divulgada primeiramente pelo ‘GE’.
Para poder ingressar aos estádios, os torcedores terão que fazer um teste RT-PCR para Covid-19 até três dias antes da data da partida ou estar totalmente vacinado (duas doses ou dose única). Lá dentro, terão que cumprir algumas exigências como: uso de máscara, distanciamento social, aferição de temperatura e higienização das mãos com álcool.
Em relação a definição de quantidade de público, a entidade explica que levará em conta a taxa de normalidade, número calculado levando em conta a quantidade de novos por 100 mil habitantes nas últimas duas semanas, a previsão de novas infecções, a taxa de mortalidade pelo novo coronavírus nos últimos 14 dias, tendência de mortalidade, letalidade e a porcentagem de população totalmente vacinada. Diante desses dados, um cálculo irá definir o limite de torcedores em cada estádio.
Para que o Campeonato Brasileiro possa contar com os torcedores nas arquibancadas, ainda é preciso da aprovação de um conselho técnico. Segundo o ‘GE’, essa liberação deve acontecer nos próximos dias.
Na semana passada, Flamengo, Cruzeiro e Atlético-MG conseguiram decisões favoráveis no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) para o retorno de público nos estádios em competições nacionais.
É importante deixar claro que o protocolo prevê que para jogar em casa é preciso a aprovação das autoridades sanitárias de cada cidade.
Crédito imagem: Reprodução
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!