Search
Close this search box.

CBF encaminha denúncias de injúria e homofobia de Hélio dos Anjos para setor de Compliance e ao STJD

Nesta quarta-feira (8), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) encaminhou a denúncia de Hélio dos Anjos, técnico da Ponte Preta, ao setor de Compliance da entidade e ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). A informação foi divulgada pelo ‘ge’.

Hélio dos Anjos relatou xingamentos racistas e homofóbicos vindo de torcedores do Brasil de Pelotas durante a partida entre os dois clubes, na terça-feira, no Rio Grande do Sul, pela Copa do Brasil.

Esse é o primeiro caso de denúncia em competição organizada pela CBF desde a alteração do regulamento da entidade, em fevereiro deste ano. O texto do novo Regulamento Geral de Competições (RGC) de 2023 prevê multa de até R$ 1 milhão – sendo R$ 500 máximo para primeiro caso – em casos reincidentes e também sanções que vão de advertência à proibição de registro de atletas e transferência e também perda de pontos.

De acordo com o site, a partir do envio da denúncia, o setor de Compliance da CBF analisa o caso para avaliar possíveis sanções administrativas. Da mesma forma, a Procuradoria do STJD pode abrir inquérito do caso.

O caso foi relatado na súmula pelo árbitro Felipe Fernandes de Lima.

“No retorno do intervalo, ao adentrarmos o campo de jogo, fomos chamados pelo sr. Hélio dos Anjos, técnico da Ponte Preta, que relatou ter sido chamado de “negão filho da puta” por um torcedor localizado na arquibancada social do Brasil de Pelotas, atrás do banco de reservas da equipe visitante.

A Brigada Militar foi acionada e solicitou a identificação do torcedor. O sr. Hélio dos Anjos não conseguiu identificar o torcedor, motivo pelo qual foi dado andamento ao jogo. Tal fato não foi presenciado ou percebido por nenhum integrante da equipe de arbitragem.

Durante a averiguação dos acontecimentos, a torcida localizada na arquibancada social proferiu o seguinte cântico repetidas vezes: “Hélio, viado”. Até o término da súmula, não foi me apresentado nenhum boletim de ocorrência. nada mais a relatar.”

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.