A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) seguirá as recentes determinações da International Football Association Board (IFAB), órgão regulador do futebol. Entre as novidades está a proibição de gestos considerados desrespeitosos ou de distrações dos goleiros aos batedores de pênalti. A informação foi divulgada pelo ‘ge’.
A mudança foi provocada após a Copa do Mundo do Catar, quando o goleiro Dibu Martinez, da Argentina, se comportou de maneira irreverente – recebendo muitas críticas, principalmente na Europa – na cobrança de pênaltis e na premiação do Mundial.
Esta é apenas uma das mudanças que a CBF adotou a partir desta terça-feira (11) nos jogos da Copa do Brasil e que também vão valer para os Campeonatos Brasileiros que começam no fim da semana.
O texto alterado na regra do jogo – de número 14 – sobre a cobrança de pênaltis diz o seguinte:
“O goleiro não deve se comportar de uma maneira que distraia o batedor de uma forma injusta — por exemplo, retardar a execução da cobrança ou tocar nas traves, no travessão ou na rede da meta”
Houve outras mudanças importantes adotadas pela CBF, como nas linhas de impedimento analisadas na máquina pelo VAR; acréscimos nas partidas; VAR no telão; rodízio no aquecimento; e cartões na área técnica.
Crédito imagem: Atlético-MG/Divulgação
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo