A Uefa, entidade responsável pela organização do futebol europeu, estuda implementar jogos únicos nas fases finais da Champions e Europa League a partir de 2024. A informação foi divulgada primeiramente pelo The Guardian.
Por conta da paralisação das competições por conta da pandemia de Covid-19, a edição 2019/20 das competições europeias tiveram jogos únicos (uma partida) a partir das quartas de final e foram disputadas em estádios neutros.
De acordo com o jornal, os resultados foram vistos com bons olhos pela entidade, que notaram uma maior emoção nos confrontos por conta do jogo único.
O secretário-geral adjunto da Uefa, Giorgio Marchetti, afirmou que a entidade irá discutir a mudança de formato.
“Uma boa regra é nunca excluir algo que se mostre valioso ou tenha potencial. Sabemos que há muitos elementos que precisam ser levados em consideração, como calendário e restrições organizacionais, participação dos torcedores, implicações econômicas, mas com certeza iremos estudar este formato e suas variações em nossas próximas discussões”
“As lutas a eliminar evidentemente favorecem a incerteza e as emoções. Recebemos ótimos comentários de clubes, emissoras e outros parceiros, bem como dos torcedores. As circunstâncias tornaram este formato imprescindível, mas o resultado não poderia ser melhor assim como o grau de satisfação”, completou o dirigente.
Apesar de cogitar uma possível mudança, ela não poderá acontecer antes de 2024, uma vez que um contrato assinado com emissoras e patrocinadores garante o tradicional sistema de jogos ida e volta.
Crédito imagem: AFP
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo