Pesquisar
Close this search box.

Circuito Loterias Caixa de Atletismo e Natação paralímpica começa no dia 23

A etapa regional de São Paulo do Circuito Loterias Caixa de Atletismo e Natação será nos dias 23 e 24 de fevereiro, no Centro de Treinamento Paralímpico, na capital paulista. Ao todo, 778 competidores estão inscritos no evento que abre o calendário nacional das modalidades. No próximo fim de semana, serão 492 corredores, arremessadores e lançadores, mais 286 nadadores em busca da classificação para as etapas nacionais.

São Paulo será a primeira parada das fases regionais do Circuito Loterias Caixa na temporada. Em março, serão realizadas as fases Norte-Nordeste, em João Pessoa (PB), do dia 15 a 17, e Centro-Leste, nos dias 30 e 31, em Uberlândia (MG). Curitiba (PR) receberá a última fase, Rio-Sul, de 12 a 14 de abril.

Os atletas que alcançarem os índices estabelecidos pelo departamento técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) garantem participação nas etapas nacionais do Circuito Loterias Caixa. A terceira fase nacional receberá a denominação de Campeonato Brasileiro, em setembro e outubro, reunindo os melhores do ano. As três competições serão realizadas no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

O Circuito Loterias Caixa é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pelas Loterias Caixa. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, halterofilismo e natação. Composto por quatro fases regionais e duas nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país.

Entre os competidores da etapa de São Paulo do Circuito Loterias Caixa está o medalhista paralímpico Yohansson Nascimento, bronze nos 100 m da classe T47 nos Jogos Paralímpicos Rio 2016 e ouro nos 200 m e prata nos 400 m pela classe T45 em Londres 2012. Já na piscina, estará Phelipe Rodrigues, que conquistou a medalha de prata nos 50 m livre e bronze nos 100 m livre, pela classe S10, nos Jogos do Rio 2016, e prata também nos 100 m livre da classe S10, nos Jogos de 2012.

“A Regional São Paulo marca exatamente o início da nossa temporada. Logo em seguida, teremos a outras regionais. A nossa expectativa é a melhor possível, porque estamos em ano de Jogos Parapan-Americanos e Mundial de Atletismo e de Natação. O nosso calendário nacional depende desses grandes eventos internacionais para nos avaliarmos. Então, as competições nacionais são a base seletiva para a convocação das nossas seleções”, comentou Alberto Martins, diretor-técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

O Circuito Loterias Caixa também contempla as disputas do halterofilismo, que nesta temporada fará duas de suas quatro etapas nacionais juntamente com as regionais de atletismo e natação. O calendário reserva para março, em João Pessoa, Paraíba, a estreia dos halterofilistas no Circuito. Após a fase Rio-Sul, em Curitiba, Paraná, a modalidade realizará, no CT Paralímpico, em São Paulo, a terceira etapa nacional, e, em novembro, o Campeonato Brasileiro.
……….
Foto: Daniel Zappe/CPB/MPix

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.