Search
Close this search box.

Clube do futebol paulista alia futebol e educação com atletas de base

No mundo do futebol, a busca incessante por talentos nas categorias de base é uma missão constante para clubes que desejam prosperar. Contudo, formar um atleta vai muito além do desenvolvimento técnico e físico. A educação é um pilar essencial para garantir que esses jovens tenham um futuro promissor, tanto dentro quanto fora das quatro linhas.

Com um futebol cada vez mais globalizado, onde as transferências internacionais são comuns e o contato com diferentes culturas é inevitável, torna o domínio de um segundo idioma, especialmente o inglês, uma habilidade essencial. É justamente nesse sentido que o Ibrachina FC – clube criado a partir de um projeto social em 2020 – está agindo.

O clube, que apesar de novo já é uma das principais referências no trabalho com jovens atletas, passou a oferecer aulas de inglês aos jogadores que atuam em suas categorias de base.

“Nosso clube nasce de um projeto social. Em função disso, tomamos todos os caminhos necessários para preparar o atleta para o esporte e para a vida. O conhecimento de inglês é algo que entendemos como importante dentro desse compromisso educacional que a legislação traz”, afirma Henrique Law, presidente do Ibrachina.

A educação fornece aos atletas de base uma base sólida de conhecimentos e valores que são essenciais para a vida adulta. Muitos desses jovens começam suas trajetórias no futebol muito cedo, e enquanto alguns chegam ao estrelato, outros acabam tomando caminhos diferentes. Ter uma boa formação educacional garante que, mesmo que o sonho de se tornar jogador profissional não se realize, eles estarão preparados para explorar outras oportunidades.

“Quando um clube de formação desportiva amplia o suporte aos seus atletas para além do esporte em si, permite maiores oportunidades, sendo nesse caso um apoio para transferências internacionais, facilitando a adaptação cultural, a comunicação, adaptação e a interação com treinadores, colegas de equipe e a mídia. A implementação de cursos de inglês para atletas em formação desportiva pode despertar, ainda, maiores oportunidades, desde comerciais, marketing, o contato com o público e o engajamento em mídias sociais, somando também na inserção em outros cargos na cadeia esportiva, como gestão, administração”, afirma a advogada desportiva Ana Mizutori.

“Além disso, há que se considerar o aspecto da formação desportiva, o qual teve a sua acepção ampliada pela Lei Geral do Esporte, onde o fornecimento de preparo e ensino de outros idiomas aos atletas em formação desportiva potencializa a sua educação e o seu desenvolvimento pessoal, de forma que estes não se limitam ao aperfeiçoamento técnico-esportivo, permitindo contribuir com uma formação sólida em todos os momentos de sua carreira. A capacitação de atletas em formação desportivas em idiomas estrangeiros aumenta o acesso a recursos de estudos, como manuais, artigos científicos, conferências sobre os esportes, e ampliando a gama de informações e conteúdo de desenvolvimento na área, assim como facilita a construção de rede de contatos globais, que se apresenta como um diferencial na progressão de sua carreira”, acrescenta.

Com essa iniciativa, o Ibrachina FC não só fortalece sua posição como um dos principais clubes formadores de talentos no futebol brasileiro, mas também reafirma a importância de uma educação de qualidade na construção de carreiras esportivas de sucesso. Ao unir educação e esporte, o clube paulistano prova que o caminho para o estrelato no futebol pode e deve ser trilhado com conhecimento e preparação, dentro e fora dos gramados.

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Este conteúdo tem o patrocínio do Rei do Pitaco. Seja um rei, seja o Rei do Pitaco. Acesse: www.reidopitaco.com.br.

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.