Search
Close this search box.

Clubes apresentam proposta para mudança no sistema de classificação para a Champions League

Um ano após fracassar a tentativa de fundar a Superliga Europeia, os clubes voltaram a manifestar o desejo de mudanças no sistema de classificação para a Champions League. A informação foi revelada pelo jornal inglês ‘The Guardian’.

Segundo o jornal, membros da Associação Europeia de Clubes (ECA), que inclui 10 clubes da Premier League, deverão solicitar à UEFA para que seja permitido que dois times se classifiquem para a competição através do coeficiente calculado de acordo com as participações em torneios internacionais nas últimas cinco temporadas.

De acordo com a proposta, as vagas seriam destinadas aos clubes que não conseguirem a classificação de forma direta em suas ligas nacionais, mas que tenham obtido passagem para a Europa League ou vencido uma copa nacional.

Vale lembrar que a classificação para a Champions League através desse coeficiente já era parte do plano original da UEFA de expansão para o torneio, aprovado pela mesma no ano passado. Na época, foi visto como um favorecimento a grandes clubes europeus, que podiam ter vaga garantida, mesmo sem se classificar nos campeonatos nacionais.

Espera-se que as propostas sejam apresentadas formalmente nesta semana, durante a Assembleia Geral da UEFA em Viena, na Áustria.

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.