Em reunião realizada nesta quinta-feira (12), dirigentes da La Liga e os presidentes dos clubes de 1ª e 2ª do futebol espanhol aprovaram o acordo feito pela organizadora do Campeonato Espanhol com o fundo de investimentos CVC Capital Partners. O contrato necessitava de aprovação de ao menos 32 dos 42 times membros. Ao todo, 38 foram favoráveis.
De acordo com o jornal ‘Mundo Deportivo’, os quatro clubes que votaram pela rejeição ao acordo foram: Real Madrid, Barcelona, Athletic Bilbao e um clube da 2ª divisão cujo nome não foi revelado.
Dessa forma, o quarteto não terá direito à injeção dos 2,7 bilhões de euros (R$ 16,6 bilhões na cotação atual) feito pela CVC Capital Partners após a compra de 10% das ações da La Liga. Por outro lado, os mesmos não terão 10,95% de seus direitos televisivos explorados nos próximos 50 anos.
Um dos maiores questionamentos de Barcelona e Real Madrid em relação ao acordo é justamente na questão dos direitos televisivos. Para a dupla, ao ceder parte desses direitos, seus futuros estão sendo colocados em risco.
Segundo a mídia espanhola, uma coletiva de imprensa do presidente da La Liga, Javier Tebas, é aguardada para essa quinta-feira.
Crédito imagem: La Liga
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!