Pesquisar
Close this search box.

Clubes aprovam mudança de formato na Série C para 2022; confira o que mudou

A Série C do Campeonato Brasileiro terá um novo formato a partir deste ano. Na tarde desta sexta-feira (4), os 20 clubes participantes se reuniram virtualmente, junto com a CBF, e decidiram pela mudança no regulamento da competição, que terá turno único na primeira fase, com todas equipes jogando entre si.

A votação não foi unânime, pelo contrário, bastante disputada: 12 clubes foram favoráveis a mudança, enquanto oito foram contrários (confira ao fim da matéria como cada um votou). Para as equipes não favoráveis, o regulamento deveria seguir como o da temporada passada – dois grupos de cada região na primeira fase e dois quadrangulares do acesso.

Na prática, o que mudou foi que saem os dois grupos de 10 clubes na primeira fase, e entra um turno único, com todos jogando contra todos em 19 rodadas. Os 10 mais bem colocados farão 10 jogos em casa e nove fora, enquanto os demais atuarão 10 vezes como visitante e nove como mandante.

Já a segunda fase, será igual ao modelo do ano passado: os dois melhores times avançam para a próxima etapa, composta por dois quadrangulares. Os dois melhores de cada chave sobem para a Série B e os líderes disputam a final. Já os quatro piores da primeira fase são rebaixados para a Série D.

A Série C do Brasileirão está marcada para começar no dia 10 de abril, com encerramento para 1º de outubro. A tabela da competição será divulgada em breve pela CBF.

Votaram a favor da mudança:

Aparecidense – Aparecida de Goiânia (GO)

Botafogo-SP – Ribeirão Preto (SP)

Brasil de Pelotas – Pelotas (RS)

Confiança – Aracaju (SE)

Figueirense – Florianópolis (SC)

Manaus – Manaus (AM)

Mirassol – Mirassol (SP)

Paysandu – Belém (PA)

Remo – Belém (PA)

São José – Porto Alegre (RS)

Volta Redonda – Volta Redonda (RJ)

Ypiranga-RS – Erechim (RS)

Votaram contra a mudança:

ABC – Natal (RN)

Altos – Altos (PI)

Atlético Cearense – Fortaleza (CE)

Botafogo-PB – João Pessoa (PB)

Campinense – Campina Grande (PB)

Ferroviário – Fortaleza (CE)

Floresta – Fortaleza (CE)

Vitória – Salvador (BA)

Crédito imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.