A liga profissional francesa (LFP) anunciou nesta quinta-feira (18) que os clubes franceses da Ligue 1 e da Ligue 2 não vão liberar jogadores convocados para suas seleções nacionais fora da União Europeia (UE) devido às rígidas regras de quarentena da Covid-19.
A próxima Data Fifa está prevista para começar após os jogos de competições nacionais no final de semana, quando as seleções europeias começarão as eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar 2022. A previsão é de que cada seleção jogue três partidas.
Em fevereiro, a Fifa disse que os clubes não são obrigados a liberar jogadores se houver “um período obrigatório de quarentena ou auto-isolamento de pelo menos cinco dias após a chegada” no país onde o clube está localizado ou no país onde o jogo está sendo realizado.
“Neste contexto, os clubes não vão disponibilizar para seleção os jogadores estrangeiros convocados para jogos fora da zona UE / EEE durante o próximo período internacional em março”, disse a LFP no comunicado.
A não obrigatoriedade na liberação de atletas para suas seleções nacionais foi um dos motivos de a Conmebol decidir cancelar as duas rodadas das eliminatórias sul-americanas que estavam marcadas para março. Clubes europeus, principalmente da Inglaterra, sinalizaram que não liberariam jogadores para atuarem na América do Sul.
Os primeiros compromissos da seleção francesa são: Ucrânia (24 de março em Paris), Cazaquistão (28 de março) e Bósnia e Herzegovina (31 de março), ambas fora.
Crédito imagem: Getty Images
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!