Pesquisar
Close this search box.

COB conquista importante certificação internacional relacionada a processos e gestão

Após os Jogos Olímpicos de Paris 2024, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) recebeu uma grande notícia: o comitê conquistou a Certificação ISO 9001, um selo de reconhecimento internacional que atesta o compromisso com a qualidade e a melhoria contínua dos processos da entidade.

“A Certificação ISO 9001 é um marco importante no Movimento Olímpico, validando o compromisso do COB com a excelência na gestão e a melhoria contínua dos processos. Agradeço a todos os nossos colaboradores pelo empenho e dedicação que tornaram essa certificação possível. Este é um passo significativo para garantir a qualidade e a inovação em tudo o que fazemos a serviço das Confederações, atletas e equipes do Brasil”, destacou Paulo Wanderley, presidente do COB.

A auditoria, com foco no Processo de Gestão de Normativos do COB aplicáveis ao Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), foi realizada nos dias 6 e 7 de agosto, durante os Jogos Olímpicos de Paris, pela empresa certificadora DNV (Det Norske Veritas) Business Assurance Avaliações e Certificações Brasil Ltda, que atualmente é uma das líderes globais em certificação de sistemas de gestão.

Vale destacar que o COB ampliou o Programa Gestão, Ética e Transparência (GET) durante o ciclo de Paris 2024, com a inclusão das Confederações Brasileiras Pan-Americanas e Universitária. O programa foi criado em 2017 para apoiar o aprimoramento da gestão das Confederações Brasileiras, oferecendo consultoria e suporte no atendimento às exigências legais e às boas práticas de governança, ética e transparência.

De acordo com o COB, a expectativa agora é inspirar outras organizações do Movimento Olímpico a também buscarem a certificação. “Dentro dos Valores Olímpicos está a Excelência, e é nela que nos baseamos para todas as nossas ações. Queremos que esse modelo seja replicado e que outras organizações do Movimento Olímpico também busquem a certificação”, afirmou Rogério Sampaio, diretor-geral do COB.

A importância da ISO 9001 no esporte

A ISO 9001 é uma norma internacional de gestão da qualidade, criada pela Organização Internacional de Padronização (ISO), que estabelece critérios para a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). Seu objetivo é garantir que as organizações, independentemente do setor ou porte, melhorem continuamente seus processos e atendam às necessidades de clientes e outras partes interessadas de forma consistente.

A norma define uma série de requisitos para a gestão da qualidade, como controle de processos, responsabilidade da liderança, análise de desempenho e melhoria contínua. A obtenção da certificação ISO 9001 demonstra o compromisso de uma organização com a qualidade e a eficiência operacional.

A advogada Roberta Codignoto, especialista em conformidade, ressalta que “todo e qualquer processo de aprimoramento da governança nas entidades relacionadas ao esporte é necessário”.

“A obtenção da Certificação ISO 9001 é um passo importante nesse aprimoramento, pois certamente auxiliará na eficiência operacional e, consequentemente, na melhoria da qualidade e da organização interna da instituição, com impacto positivo sobre sua imagem e credibilidade perante a sociedade e demais stakeholders. Que o modelo possa ser replicado, não somente por organizações relacionadas ao Movimento Olímpico, mas por todas as entidades relacionadas ao esporte, para que se possa reduzir os riscos de integridade relacionados ao setor”, finaliza.

Crédito imagem: COB/Divulgação

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Este conteúdo tem o patrocínio do Rei do Pitaco. Seja um rei, seja o Rei do Pitaco. Acesse: www.reidopitaco.com.br.

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.