Faltando 11 dias para a cerimônia de abertura das Olimpíadas de Tóquio, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) enfim fechou a lista dos atletas competidores. Em anúncio na manhã desta terça-feira (12), a entidade detalhou que 301 atletas e 18 substitutos viajarão para a capital japonesa para participar do evento.
Desses 301 atletas, 161 são homens e 140 mulheres. Segundo o vice-presidente do COB e chefe da missão em Tóquio, Marco Antônio La Porta, os atletas substitutos poderão ser acionados em caso de necessidade.
Handebol, futebol, tênis de mesa, atletismo e hipismo serão alguns dos esportes que terão esses atletas alternativos.
“Os Jogos têm uma condição especial por conta da pandemia. Por isso, criamos a figura do atleta substitutos. Estarão em Tóquio e podem ser acionados em caso de necessidade. Esses atletas não são olímpicos, a não ser que haja a necessidade”, disse o dirigente ao ‘GE’.
Jorge Bichar, sub-chefe da missão em Tóquio, contou que o número de atletas inscritos para Tóquio pode aumentar em caso de utilização dos substitutos.
“Cada modalidade tem particularidades. Esses atletas, dentro dessa condição, de modalidade para modalidade, essa possibilidade de entrar e sair da competição. Com isso, esse número de atletas inscritos pode aumentar até o fim da disputa. Se isso vier a acontecer, a gente vai atualizando esse número”, afirmou Bichara.
Também nesta terça, a Vila Olímpica reservada para os atletas se hospedarem durante os Jogos de Tóquio foi inaugurada. Espera-se que cerca de 11 mil representantes de mais de 200 países utilize as instalações até o final do evento, marcado para 8 de agosto.
A lista completa com os nomes dos atletas que irão à Tóquio está disponível no site do COB.
Crédito imagem: COB
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!