Em entrevista à AFP nesta segunda-feira (7), o presidente do comitê de coordenação do COI para os Jogos Olímpicos 2020, John Coates, afirmou que evento acontecerá “com ou sem” coronavírus.
“Serão os Jogos que vão superar a covid-19, a luz no fim do túnel”, afirmou Coates.
As Olimpíadas estava marcada para começar 24 de julho, mas os organizados resolverem tomar a decisão histórica do adiamento por conta da pandemia e seus impactos no mundo. Até hoje, os Jogos Olímpicos só haviam sido cancelados ou adiados em casos de guerra.
No entanto, as autoridades japonesas e os organizadores do evento não pretendem adiar novamente o evento.
O Japão está com as fronteiras fechadas para evitar a chegada de novos estrangeiros e tenta ser um exemplo para o mundo no combate da doença.
“Foram adiados um ano, o que representa uma tarefa gigantesca em termos de segurança a todas as redes. Antes da covid-19, Thomas Bach (presidente do COI) disse que eram os Jogos com a melhor preparação que já observamos, as sedes estavam quase todas concluídas e agora já estão. A vila olímpica é incrível”, disse Coates.
O australiano também deu detalhes da ‘nova’ organização para 2021. Explicou que um grupo de trabalho foi criado para examinas as diferentes situações para o próximo ano e principalmente para a evolução do covid-19.
“Em alguns países, a situação está sob controle, em outros não. Teremos atletas de locais onde está sob controle e outros de áreas onde não está sob controle”, concluiu Coates.
Os Jogos Olímpicos estão marcados para começar no dia 23 de julho de 2021.
Crédito imagem: Getty Images
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo