A cidade de Brisbane, na Austrália, foi confirmada como sede dos Jogos Olímpicos de 2032, nesta quarta-feira (21), pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) após aprovar a recomendação de seu conselho-executivo.
Brisbane será a terceira cidade australiana a sediar a Olímpiada. As outras cidades foram Melbourne em 1956 e Sidney em 2000. A escolha também significa que a Austrália é o segundo país do mundo, depois dos Estados Unidos, a sediar o evento de verão em três cidades diferentes.
A capital do estado de Queensland foi escolhida a cidade-anfitriã preferida em fevereiro e recebeu aprovação do conselho-executivo do COI no mês passado.
Durante a coletiva que marcou o anúncio da nova sede, o presidente do COI, Thomas Back, disse que a cidade australiana é extremamente capacitada.
“Nós estamos realmente empolgados em realizar as Olimpíadas em Brisbane, que demonstrou ser uma cidade extremamente capacitada para receber os Jogos. Acho que é uma grande oportunidade de termos uma edição dos Jogos extremamente satisfatória, então a decisão já está tomada. Agora vamos continuar o diálogo, porque todas as decisões serão tomadas em conjunto até a próxima sessão”, declarou.
Antes da escolha, outras cidade e países demonstraram interesse público em sediar os Jogos Olímpicos de 2032. Entre eles: Indonésia, Budapeste (capital da Hungria), China, Doha (Catar), e a região do vale do Ruhr, na Alemanha.
Tóquio está realizando os Jogos de 2020, adiados em um ano por conta da pandemia, enquanto Paris sediará o evento em 2024 e Los Angeles em 2028.
Crédito imagem: Reuters
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!