A primeira edição dos Jogos Olímpicos de eSports (esportes eletrônicos) acontecerá em Riade, na Arábia Saudita, em 2027. O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou a decisão nesta terça-feira (11).
“A primeira edição dos Jogos Olímpicos de Esports, um evento marcante tanto no mundo dos esports quanto no Movimento Olímpico, será realizada em 2027 em Riad, Arábia Saudita. O Caminho para os Jogos com as primeiras competições olímpicas já começará este ano, foi anunciado hoje”, comunicou a entidade.
Em julho do ano passado, o COI aprovou a criação dos Jogos Olímpicos de eSports. Diferentemente do que acontece nos esportes tradicionais, o evento será realizado bienalmente, ou seja, a cada dois anos.
Os Jogos Olímpicos de eSports terão modalidades de três categorias: esportes físicos disputados em plataforma virtual; simuladores de esportes; e games de eSports, desde que alinhados aos valores olímpicos.
“Agora há um roteiro muito claro para os históricos primeiros Jogos Olímpicos de Esports. Com o Caminho para os Jogos Olímpicos de eSports começando este ano, os Jogos estão se tornando uma realidade. Esta é mais uma evidência da força da parceria entre o COI e o SOPC em muitas áreas”, disse Thomas Bach, presidente do COI.
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo