Search
Close this search box.

COI critica Rússia por violação da ‘Trégua Olímpica’ após invasão à Ucrania

O Comitê Olímpico Internacional (COI) emitiu um comunicado nesta quinta-feira (24) criticando a Rússia por violar a ‘Trégua Olímpica’, um mecanismo que foi aprovado na Organização das Nações Unidas (ONU) em dezembro do ano passado para garantir que não existam confrontos armados antes e depois dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

Na ocasião, o mecanismo foi aprovado em uma assembleia geral da ONU, por 1173 dos 193 estados membros da organização. A Trégua Olímpica começou sete dias antes do começo oficial dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, em 4 de fevereiro, e vai até o fim dos Jogos Paralímpicos, evento que ocorrerá entre 4 e 13 de março.

No comunicado, a COI condena veementemente a violação da trégua pelo governo russo, mas não cita em qualquer momento a invasão ao território ucraniano. A entidade olímpica diz estar “profundamente preocupada com a segurança da Comunidade Olímpica da Ucrânia” e que criou uma força-tarefa para dar assistência humanitária.

Por fim, o presidente Thomas Bach relembrou um de seus discursos nas cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de Pequim e pediu o fim dos conflitos.

“Observem seu compromisso com esta Trégua Olímpica. Deem à paz uma chance”, disse o mandatário.

Crédito imagem: AFP

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.