O Comitê Olímpico Internacional (COI) formalizou nesta quinta-feira (3) o programa esportivo inicial das Olímpiadas de Los Angeles de 2028 confirmando a retirada do boxe, levantamento de peso e pentatlo moderno dos Jogos. A informação foi revelada pelo ‘ge’.
As federações internacionais responsáveis por esses três esportes ainda poderão reverter a situação, para isso, precisará cumprir as exigências impostas pelo COI até 2023.
No boxe, a Aiba (Federação Internacional de Boxe) está suspensa pelo COI ao menos até 2023. A entidade precisará mostrar transparência nos processos de liderança e finanças, além de integridade de julgamento das lutas, para recuperar o status.
O mesmo serve para a IWF (Federação Internacional de Levantamento de Peso), que também precisará melhorar as práticas de governança e provar uma mudança de cultura em relação ao doping.
Já a UIPM (Federação Internacional de Pentatlo) está sendo pressionada para tornar o esporte mais atraente, seguro e acessível.
Na contramão, skate, surfe e escalada, modalidades “voltadas para a juventude”, fazem parte do programa inicial para Los Angeles 2028.
“Os Jogos de LA28 sempre foram sobre trazer mais frescor, juventude, energia e criatividade para os movimentos olímpico e paralímpico. Los Angeles é um lugar como nenhum outro e será incrível receber surfe, skate e escalada como esportes icônicos da Costa Oeste e queridinhos dos fãs”, disse o diretor Cassey Wasserman.
Além desses três, também fazem parte da lista inicial de Los Angeles 2028: atletismo, badminton, basquete, canoagem, ciclismo, esgrima, futebol, ginástica, golfe, handebol, hipismo, hóquei, judô, luta olímpica, natação, remo, rugby sevens, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tiro com arco, tiro esportivo, triatlo, vela e vôlei.
Crédito imagem: RICHARD VOGEL/AP
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!