O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, disse nesta segunda-feira (16) que está “muito confiante” que os torcedores poderão assistir às Olimpíadas de Tóquio no ano que vem. O dirigente classificou o evento como a “luz no fim do túnel”.
Bach, que está visitando o Japão pela primeira vez desde que o evento foi adiado, disse aos repórteres que ele e o primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, estão “totalmente alinhados, determinados e confiantes em fazer dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos um grande sucesso”.
Os organizadores japoneses ainda estão lutando para garantir a segurança dos mais de 11 mil atletas, assim como outros profissionais envolvidos no evento.
A decisão sobre a liberação ou não do público será tomada nos próximos meses. Estão sendo estudados diversos protocolos, incluindo testes antes e depois de chegar ao Japão.
O anúncio da Pfizer na semana passada de que desenvolveu uma vacina eficaz, aumentou a expectativa de uma Olimpíada mais convencional, mas não há garantia de que um número significativo de pessoas terá sido vacinado até o início dos Jogos Olímpicos, em 23 de julho de 2021.
Bach afirmou que o COI intesificará os esforços para garantir que os atletas sejam vacinados “se a vacina estiver disponível até lá”.
“Para proteger o povo japonês, e em respeito ao povo japonês, o COI fará um grande esforço para que os participantes olímpicos e visitantes cheguem aqui vacinados se, então, houver vacina disponível. Juntos podemos fazer dos Jogos Olímpicos e da chama olímpica a luz no fim do túnel em que todos nós estamos durante a crise do coronavírus”, disse Bach.
Suga disse estar determinado para que os Jogos sirvam como “prova de que a humanidade derrotou o vírus”, apesar da propagação da Covid-19 na Europa e Américas.
“Estamos fazendo várias considerações sobre a ideia de ter espectadores e concordei com o presidente Bach em trabalharmos juntos para realizar uma Olimpíada segura e protegida”, finalizou Suga.
As Olímpiadas de Tóquio está marcada para começar entre os dias 23 de julho e 8 de agosto de 2021.
Crédito imagem: AFP/Getty Images
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo