Pesquisar
Close this search box.

COI recomenda federações internacionais a excluírem Rússia e Bielorrússia de esportes coletivos

Nesta terça-feira (28), o Comitê Olímpico Internacional (COI) recomendou às federações internacionais que permitam a participação de russos e bielorrussos apenas como atletas neutros individuais, vetando a exclusão desses países em disputas por equipes e esportes coletivos. A informação foi divulgada pelo ‘ge’.

A orientação aconteceu logo em seguida da reunião do Conselho Executivo do COI, em Lausanne, na Suíça. As recomendações são válidas para todos os esportes olímpicos, embora as federações internacionais tenham autonomia para segui-las ou não.

A participação de atletas da Rússia e de Bielorrússia nas Olimpíadas de Paris 2024, porém, não foi debatida na reunião desta terça-feira. O presidente do COI, Thomas Bach, ressaltou que a implementação das recomendações anunciadas em Lausanne vai ser analisada pelo COI para fundamentar uma decisão sobre a presença de atletas desses países nos Jogos Olímpicos do ano que vem.

O alemão não estabeleceu um prazo para que a entidade defina se esses atletas poderão participar dos Jogos Olímpicos e sob que condições.

Visando seguir os princípios da Carta Olímpica, o COI fez as seguintes recomendações nesta terça-feira:

– Atletas com passaporte russo ou belarusso devem competir apenas como atletas neutros individuais.

– Equipes de atletas com passaporte russo ou belarusso não podem ser consideradas.

– Atletas que apoiam ativamente a guerra não podem competir. Membros de comissão técnica que apoiam ativamente a guerra não podem ser inscritos.

– Atletas contratados pelos militares russos ou belarussos ou agências de segurança nacional não podem competir. Membros de comissão técnica contratados pelas forças armadas russas ou belarussas ou pelas agências de segurança nacional não podem ser inscritos.

– Qualquer atleta individual neutro, como todos os outros atletas participantes, deve cumprir todos os requisitos antidoping aplicáveis ​​a eles e particularmente aqueles estabelecidos nas regras antidoping das Federações Internacionais.

Além de recomendar a exclusão dos dois países em esportes coletivos, uma novidade anunciada pelo COI nesta terça é a recomendação de banir atletas militares dessas nacionalidades.

Crédito imagem: COI/Divulgação

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.