Search
Close this search box.

COI suspende financiamento de Comitê Olímpico Russo

O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou, nesta quinta-feira (12), a suspensão do Comitê Olímpico Russo por ter colocado sob sua autoridade cinco organizações regionais ucranianas. A informação foi divulgada pela agência ‘AFP’.

Com efeito imediato, a decisão priva os russos de financiamento do COI. No entanto, ela não traz consequências em uma eventual presença de atletas do país sob bandeira neutra nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.

No dia 5 de outubro, o Comitê Olímpico Russo integrou, “unilateralmente”, entre seus membros diversas organizações esportivas de províncias ucranianas do leste do país (Donetsk, Kherson, Luhansk e Zaporizhzhia) ocupadas pelo Exército russo.

Após o anúncio do COI, o Comitê Olímpico Russo reagiu denunciando o que chamou de decisão “política” e “contraproducente” da mais alta entidade olímpica.

Já o governo ucraniano comemorou a decisão:

“O esporte não pode estar separado da política quando um país terrorista comete um genocídio contra a Ucrânia e utiliza os esportistas como propaganda”, declarou o chefe da administração presidencial ucraniana, Andriy Yermak.

O COI ainda não decidiu se os atletas russos e bielorrussos poderão participar dos Jogos de Paris, em 2024, ou dos Jogos de Inverno de Milão, dois anos depois.

Crédito imagem: Olympics

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.