Search
Close this search box.

Com autorização da Fifa, Manchester United e Liverpool tentam criar a European Premier League

Uma semana depois de ser revelado que Manchester United e Liverpool estariam por trás do plano ‘Big Picture’ que buscava reformular a Premier League, agora os clubes estariam em negociações para criar uma nova liga, a European Premier League.

A Sky Sports, mídia responsável por divulgar a informação, afirma que os dois clubes já teriam se acertados com mais de 12 clubes da Alemanha, Espanha, França e Itália. Os maiores apoiadores seriam PSG, Juventus e Bayern de Munique.

O investimento seria de US$ 6 bilhões (R$ 30 bilhões na cotação atual), e o torneio contaria com a participação de até cinco clubes ingleses por serem os responsáveis pela criação da nova competição.

De acordo com as informações reveladas, a Fifa autorizou e apoiou a criação da nova liga, que teria, no máximo, 18 clubes participantes. A Uefa ainda não deu aval sobre a ideia.

Na ideia inicial, a European Premier League teria jogos de turno e returno, com os mais bem colocados avançando para o mata-mata na fase final, que terá uma grande premiação financeira ao campeão. O valor seria maior que o campeão da Uefa Champions League recebe.

Também é previsto que tenha outras divisões da competição, mantendo o formato de promoção e rebaixamento, como já fazem as ligas europeias.

A Sky Sports afirma que a competição será divulgada oficialmente até o final de outubro, uma vez que os últimos detalhes estão sendo finalizados. Na Inglaterra, Arsenal, Chelsea, Manchester City e Tottenham também concordaram com a criação da liga.

Um dos principais objetivos é tornar a liga como a mais rentável do mundo, tentando superar a NFL, nos Estados Unidos. Para isso, diversos bancos europeus foram acionados para financiar o projeto e seu gerenciamento.

Após ver o projeto Big Picture fracassar na última semana após rejeição dos clubes e da liga, Manchester United e Liverpool tentam novamente implementar um novo modelo de negócios no futebol mundial.

A ideia vem de encontro com uma possível mudança no formato da Champions League que a Uefa planeja fazer a partir de 2024. A European Premier League seria uma concorrente e por isso há uma pressão na Fifa pela aprovação da competição e liberação a partir de 2022.

Um dos principais motivos para a criação e desenvolvimento da liga seria recuperar o prejuízo causado pela pandemia de Covid-19 nos clubes com a paralisação das competições e falta de presença dos clubes nos estádios.

Crédito imagem: Liverpool/Divulgação

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.