Apesar da prorrogação da ‘Onda Roxa’, programa do Governo de Minas Gerais no combate à pandemia de Covid-19, até 11 de abril, o Campeonato Mineiro está liberado para ser retomado a partir desta quinta-feira (1).
Paralisado desde 21 de março, quando foi realizada a 5ª rodada da primeira fase, o estadual conseguiu o aval do governo após um compromisso da Federação Mineira de Futebol (FMF) em estabelecer protocolos mais rígidos para a realização das partidas. Uma das mudanças está na quantidade de testes realizados em atletas e funcionários dos clubes.
“Houve um compromisso deles (clubes e federação) em ampliar o protocolo, deixá-lo mais seguro e foi feito. Hoje, além de testar todos os jogadores, eles testam todos os envolvidos com a partida, todo staff envolvido. Testagem seriada, periódica. Lembrando, são jogos sem público”, disse o secretário de saúde, Fábio Baccheretti, em entrevista coletiva nesta quarta-feira.
Apesar da liberação, as partidas só poderão ser disputadas até o começo da noite. O motivo é o toque de recolher em todos os dias da semana, das 20h a 5h. Para Fábio Baccheretti, os jogos contribuem para a permanência das pessoas em casa, principalmente em Belo Horizonte.
“Temos sinais positivos já vivenciados nos últimos jogos do Campeonato Mineiro, em que mostravam que o número de telespectadores que estavam com televisores ligados durante os jogos equivaleria, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a um número muito elevado, mostrando que essas pessoas estavam em casa”, completou o secretário.
Nesta quinta, seis partidas serão válidas pela 6ª rodada da competição, são elas: Uberlândia x América-MG, Pouso Alegre x URT, Cruzeiro x Tombense, Caldense x Atlético-MG, Coimba x Athletic Club e Patrocinense x Boa.
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!