O senador Carlos Portinho (PL-RJ) solicitou nesta quarta-feira (20), na Comissão de Esportes do Senado, uma audiência pública sobre o VAR (árbitro de vídeo). Segundo o parlamentar, o encontro servirá para auxiliar o Projeto de Lei 5926/19, que pretende instituir o ‘Programa de Transparência dos Árbitros Assistentes de Vídeos e dos Áudios no futebol brasileiro’. Após votação em sessão, o pedido foi aceito.
A audiência, que ainda não tem data para acontecer, pretende convocar os árbitros que atuaram na partida entre Corinthians e Grêmio, disputada na última segunda-feira, pelo Campeonato Brasileiro. Eles foram afastados pela CBF após errarem em não marcar um pênalti para o clube gaúcho nos últimos minutos do jogo. Além dos árbitros, Wilson Seneme e Péricles Bassols, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF e gerente técnico da VAR, respectivamente, também serão convidados.
Foram afastados pela entidade: Emerson de Almeida Ferreira (VAR), Johnny Barros de Oliveira (Assistente VAR 1) e Michel Patrick Costa Guimarães (Assistente VAR 2). Wilton Pereira Sampaio, árbitro principal da partida e apitou partidas na Copa do Mundo do Qatar, terá a sua situação analisada.
De autoria do senador Nelsinho Trad (PSD-MS), o PL 5926/19 pede que haja a obrigatoriedade de que os vídeos e áudios dos árbitros com a equipe de VAR sejam disponibilizados aos veículos de comunicação que estejam transmitindo as partidas ao vivo. No entanto, ainda é preciso analisar a constitucionalidade da proposta, uma vez que as competições são organizadas por uma instituição privada (CBF) e, em tese, não caberia ao Estado legislar sobre esse tema.
Clique aqui para acessar a íntegra do PL 5926/19.
Crédito imagem: Leandro Lopes/CBF
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Seja especialista estudando com renomados profissionais, experientes e atuantes na indústria do esporte, e que representam diversos players que compõem o setor: Pós-graduação Lei em Campo/Verbo em Direito Desportivo – Inscreva-se!