O Comitê Olímpico da Ucrânia pediu que o Comitê Olímpico Internacional (COI) investigue a participação de atletas russos e bielorrussos nos Jogos Olímpicos de Paris após supostas violações de neutralidade nesta quarta-feira (7). A informação foi divulgada pela ‘Reuters’.
“Gostaria de falar com você novamente sobre a questão da potencial participação de atletas AIN (atletas individuais neutros) com passaportes russos e bielorrussos, especialmente aqueles que competem na modalidade de luta livre, nos Jogos Olímpicos Paris 2024 e sua adesão às Condições Recomendadas de Participação do COI”, escreveu o presidente do Comitê Olímpico Ucraniano, Vadym Huttsait, em uma carta endereçada ao presidente do COI, Thomas Bach.
No final do ano passado, o COI decidiu que russos e bielorrussos que se classificarem para os Jogos Olímpicos de Paris poderão participar em eventos individuais sob bandeira neutra, ou seja, sem bandeiras, emblemas ou hinos nacionais de seus países.
Para isso acontecer, cada atleta precisa cumprir certas condições que incluem não ter apoiado ativamente a guerra na Ucrânia, iniciada em fevereiro de 2022.
“Gostaríamos de levar ao COI um pedido por atenção especial a essas questões”, acrescentou Huttsait, anexando uma lista de atletas que segundo o comitê, não cumprem as exigências de neutralidade do COI.
Os Jogos Olímpicos de Paris acontecerão entre 26 de julho e 11 de agosto.
Crédito imagem: Comitê Olímpico Russo/Divulgação
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Seja especialista estudando com renomados profissionais, experientes e atuantes na indústria do esporte, e que representam diversos players que compõem o setor: Pós-graduação Lei em Campo/Verbo em Direito Desportivo – Inscreva-se!