Search
Close this search box.

Comitê Olímpico dos EUA vai analisar comportamento de nadador que não usou máscara na zona mista

O Comitê Olímpico e Paraolímpico dos Estados Unidos (USOPC) comunicou nesta sexta-feira (30) que investigará o comportamento do nadador americano Michael Andrew, que foi visto não utilizando máscara de proteção na zona mista do Centro Aquático de Tóquio.

“Não usar máscara é uma violação dos ambiciosos protocolos de mitigação implementados tanto pelo Comitê Olímpico e Paraolímpico dos Estados Unidos quanto pelo Comitê Organizador Local. Protocolos que temos seguido obstinadamente como uma delegação. No momento, estamos analisando esse assunto com o Corpo Governante Nacional e tomaremos as medidas necessárias”, disse a entidade ao jornal ‘USA Today’.

A aparição do nadador foi revelada pela jornalista americana Christine Brennan, que trabalha na ‘USA Today’, que ao ver Andrews sem a proteção decidiu fazer uma foto. O atleta ficou conhecido por declarar publicamente que é contra vacina e assim não se imunizaria contra a Covid-19.

“Eu não tomei nenhuma dose. Minha razão para isso é que eu não queria inserir no meu corpo algo que eu não sei qual efeito teria. Para um atleta de elite, tudo é muito calculado e entendi que, dentro do meu ciclo de treinamento de olho na seletiva olímpica, não queria arriscar ficar alguns dias fora da piscina”, disse o atleta, em entrevista coletiva semanas antes dos Jogos Olímpicos.

Ao ser questionado sobre o motivo de não usar a proteção, diferente de seus companheiros, Andrew afirmou que para ele “é muito difícil respirar” após a prova.

“Para mim é muito difícil respirar depois de sacrificar meu corpo na água. Acho ótimo que haja procedimentos, mas no final do dia, todos nós aqui estivemos em quarentena e no mesmo protocolo de teste, então há um nível de segurança confortável”, justificou o nadador ao jornal.

Na quinta, Andrew nadou os 200m medley e acabou ficando apenas em quinto. Nesta sexta-feira (30), ele nadará as eliminatórias dos 50m livre.

Até o momento, o Comitê Olímpico Internacional (COI) não se manifestou sobre o caso.

Crédito imagem: Getty Images

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.