Comitê Olímpico dos EUA vai analisar comportamento de nadador que não usou máscara na zona mista

O Comitê Olímpico e Paraolímpico dos Estados Unidos (USOPC) comunicou nesta sexta-feira (30) que investigará o comportamento do nadador americano Michael Andrew, que foi visto não utilizando máscara de proteção na zona mista do Centro Aquático de Tóquio.

“Não usar máscara é uma violação dos ambiciosos protocolos de mitigação implementados tanto pelo Comitê Olímpico e Paraolímpico dos Estados Unidos quanto pelo Comitê Organizador Local. Protocolos que temos seguido obstinadamente como uma delegação. No momento, estamos analisando esse assunto com o Corpo Governante Nacional e tomaremos as medidas necessárias”, disse a entidade ao jornal ‘USA Today’.

A aparição do nadador foi revelada pela jornalista americana Christine Brennan, que trabalha na ‘USA Today’, que ao ver Andrews sem a proteção decidiu fazer uma foto. O atleta ficou conhecido por declarar publicamente que é contra vacina e assim não se imunizaria contra a Covid-19.

“Eu não tomei nenhuma dose. Minha razão para isso é que eu não queria inserir no meu corpo algo que eu não sei qual efeito teria. Para um atleta de elite, tudo é muito calculado e entendi que, dentro do meu ciclo de treinamento de olho na seletiva olímpica, não queria arriscar ficar alguns dias fora da piscina”, disse o atleta, em entrevista coletiva semanas antes dos Jogos Olímpicos.

Ao ser questionado sobre o motivo de não usar a proteção, diferente de seus companheiros, Andrew afirmou que para ele “é muito difícil respirar” após a prova.

“Para mim é muito difícil respirar depois de sacrificar meu corpo na água. Acho ótimo que haja procedimentos, mas no final do dia, todos nós aqui estivemos em quarentena e no mesmo protocolo de teste, então há um nível de segurança confortável”, justificou o nadador ao jornal.

Na quinta, Andrew nadou os 200m medley e acabou ficando apenas em quinto. Nesta sexta-feira (30), ele nadará as eliminatórias dos 50m livre.

Até o momento, o Comitê Olímpico Internacional (COI) não se manifestou sobre o caso.

Crédito imagem: Getty Images

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email

Últimas Notícias

Colunas

Seções

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.