A presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, Seiko Hashimoto, admitiu pela primeira vez nesta quinta-feira (29) a possibilidade de realizar o megaevento sem a presença de torcedores nas arquibancadas. A informação foi divulgada primeiramente pelo site ‘AFP’.
“Estamos numa situação muito tensa. Ter um estádio cheio de torcedores é uma possibilidade dependendo da situação. O mesmo acontece em ter um local com 50% da capacidade, ou 20 mil, 15 mil ou 5 mil torcedores nos locais. Estas são as possibilidades”, declarou Hashimoto durante reunião online com o Comitê Olímpico Internacional (COI).
A dirigente também reconheceu a chance de não contar com nenhum torcedor nos estádios. “Estamos preparados para a última opção possível, que é ter os Jogos sem torcedores, desde que mantenhamos a situação atual, de estado de emergência. Mas ainda temos esperanças de que poderemos ter torcedores”.
Vale lembrar que o Comitê Organizador já decidiu que não permitirá a presença do público estrangeiro no evento para evitar a disseminação da Covid-19 no Japão e em outros países.
O Japão vive a quarta onda da pandemia. Tóquio e outras regiões entraram em estado de emergência, com restrições de circulação e no comércio.
Uma decisão final sobre a presença de público ou não nos Jogos Olímpicos deve ser tomada até junho.
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!