O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio anunciou nesta quinta-feira (4) que incluirá 12 novas integrantes, todas do sexo feminino, para compor seu Comitê Executivo. A medida é uma maneira e reforçar o compromisso de aumentar a participação feminina.
“Selecionamos pessoas para obter opiniões de diferentes ângulos por meio da diversidade, harmonia e igualdade de gênero”, disse Seiko Hashimoto, presidente do comitê em entrevista após a reunião.
Dessa forma, dos 45 membros do comitê, 19 serão mulheres, representando um aumento de 42% na participação do sexo feminino no órgão responsável por organizar o evento que deverá acontecer de 23 de julho a 8 de agosto.
Entre as novas integrantes do comitê executivo estão duas ex-atletas: a medalhista de ouro na maratona nas Olimpíadas de Sydney 2000, Naoko Takahashi; e a esquiadora paralímpica Kuniko Obinata. As demais são: Naoko Saiki, Kaori Sasaki, Kyoko Raita, Mitsue Haga, Nobuko Hibino, Izumi Hayashi, Keiko Momii, Harumi Yano, Kyoko Raita e Yaeko Shiraishi.
A ação ocorre depois que o ex-presidente da entidade, Yoshido Mori, fez comentários machistas que o levaram a renunciar no começo de fevereiro.
Crédito imagem: AP
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!