Na última sexta-feira (29), após votação na Assembleia Geral do Comitê Paralímpico Internacional (IPC), os atletas russos e bielorrussos foram liberados a participarem das Paralimpíadas de Paris 2024 sob bandeira neutra. A informação foi divulgada pelo ‘ge’.
Em 2022, os atletas russos foram impedidos de disputar as Paralimpíadas de Inverno, em Pequim, mesmo sob bandeira neutra. O motivo foi a guerra na Ucrânia.
A votação, realizada no Bahrein, decidiu que não haverá um banimento total dos atletas da Rússia nas Paralimpíadas de Paris por um placar de 90 a 56. Assim como em Tóquio 2020 e Rio 2016, quando o país sofreu punição após se envolver em um escândalo de doping, os russos terão que disputar a competição como RPC (Comitê Paralímpico Russo), e não escutarão o hino nacional quando subirem ao pódio.
A Rússia não compete sob sua bandeira desde 2014, quando sediou as Paralimpíadas de Inverno, em Sochi. Desde então, o país é representado pela sigla RPC para poder disputar competições. Já nas Olimpíadas, os atletas usam a sigla ROC (Comitê Olímpico Russo).
O IPC votou também sobre as sanções que Belarus, país aliado à Rússia na guerra da Ucrânia, sofreria. Com o placar de 79 a 57, os atletas bielorrussos também foram autorizados a participar sob bandeira neutra.
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Seja especialista estudando com renomados profissionais, experientes e atuantes na indústria do esporte, e que representam diversos players que compõem o setor: Pós-graduação Lei em Campo/Verbo em Direito Desportivo – Inscreva-se!