Nesta terça-feira (20), o Congresso dos Deputados da Espanha condenou os insultos racistas contra o atacante Vinicius Junior, do Real Madrid, cometidos por parte da torcida do Atlético de Madrid no último domingo (18). De acordo com o ‘ge’, os parlamentares exigem medidas da LaLiga, UEFA, FIFA, e autoridades públicas do esporte no governo espanhol.
A declaração foi lida no parlamento e aceito por unanimidade, por todos os partidos representados na casa. No texto, os deputados lembram que os casos de racismo no futebol do país são recorrentes.
“Este episódio não é um caso isolado, mas um novo exemplo de uma realidade que já foi denunciada muitas vezes: Marega, Kameni, Williams, Marcelo, Alves ou Eto’o, entre outros, são alguns dos jogadores que sofreram insultos racistas”, diz parte da declaração.
O texto reitera que o ódio demonstrado pelos torcedores no futebol não se limita ao ambiente do esporte.
“Dos campos de futebol, os insultos vão para os recreios. Portanto, este parlamento não pode olhar para o outro lado”, acrescenta.
Também nesta terça-feira, o Atlético de Madrid divulgou um comunicado condenando os cânticos racistas de sua torcida, proibindo banir os racistas das atividades. O clube, porém, não citou o nome de Vinicius Junior em momento nenhum.
Crédito imagem: Reprodução/Rede TV
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo