A Conmebol vai abrir um procedimento disciplinar para investigar as denúncias de injúria racial aos jogadores do Flamengo por torcedores do Olimpia que estavam presentes no Estádio Manuel Ferreira para acompanhar a partida de ida das quartas de final da Libertadores, na última quarta-feira (11). A informação foi revelada primeiramente pelo ‘GE’.
A apuração será realizada com base no relatório do delegado da partida e o caso será apreciado na Unidade Disciplinar da Conmebol, que não tem prazo para anunciar uma decisão.
Ao ser instaurada a apuração, o clube paraguaio será notificado e terá um tempo para poder responder. Apenas quando estiver com todas as respostas e relatórios em mãos a unidade tomará uma decisão sobre possível punição ao Olimpia pelo comportamento de seus torcedores.
O caso foi um dos temas da coletiva de imprensa do técnico Renato Gaúcho após a partida.
“Infelizmente tem acontecido no mundo isso, injúria racial. Cobrei muito do quarto árbitro, do delegado do jogo, passamos para a nossa diretoria. Eles vão tomar as devidas providências. Isso choca, isso entristece. É uma coisa muito triste, que acontece não somente no Brasil, mas no mundo todo. Nós, profissionais, temos a chance de falar e nos manifestar. É importante cobrar isso para que as autoridades possam tomar as previdências. Agora é com a diretoria do clube”, disse o treinador na coletiva.
Segundo Renato, o goleiro reserva Gabriel Batista e os laterais Matheuzinho e Rodinei chegaram a rebater os ataques de alguns torcedores do clube paraguaio.
Até o momento a confederação sul-americana não se manifestou oficialmente sobre o caso.
Crédito imagem: Alexandre Vidal/Flamengo
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!