A Conmebol anunciou, nesta sexta-feira (2), em reunião virtual que aprovou o novo formato para a disputa da Copa Sul-Americana de 2021. A próxima edição da competição seguirá o exemplo da Libertadores e passará a ter fase de grupos.
“O Conselho aprovou as modificações no formato da Sul-Americana para 2021, incluindo uma fase de grupos com o fim de garantir uma maior representatividade dos países”, disse o comunicado oficial da entidade.
Além da mudança, a entidade também divulgou a data dos próximos dois torneios continentais do próximo ano, e marcou a final da Libertadores para 20 de novembro de 2021 e a da Sul-Americana para o dia 6 de novembro do mesmo ano.
A Conmebol não explicou o motivo da mudança no formato da competição, porém uma das razões pode ser a questão financeira. Com os times divididos em chaves e grupos no início da competição, haverá uma quantidade mínima de jogos transmitidos e realizados, aumentando o lucro das equipes e da confederação.
Não foi divulgado a quantidade de times e grupos para a edição de 2021. No modelo da Libertadores são oito grupos com quatro equipes em cada, totalizando 32 equipes e prevendo seis jogos para cada clube na fase inicial.
O retorno da edição 2020 da Copa Sul-Americana acontecerá no dia 27 de outubro, oitos meses após a sua paralisação por conta da pandemia de Covid-19.
Crédito imagem: Conmebol/Divulgação
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo