A Conmebol estipulou uma data para que os clubes participantes da Copa Libertadores solicitem mudanças no local de seus jogos por conta da pandemia da covid-19. A entidade sul-americana definiu que a próxima quinta-feira (20) será o prazo limite para requisitar a mudança, inclusive para mandar seus jogos em outro país caso o clube queira. A informação foi divulgada primeiramente pelo UOL.
A intenção da Conmebol ao estipular a data é para se organizar em relação a aprovação de estádios e cidades indicadas e “forçar” os países que ainda não aprovaram o protocolo sanitário para o retorno dos jogos da competição a fazer isso.
Até o momento, apenas Equador, Paraguai e Venezuela tiveram seus protocolos sanitários aprovados para as partidas, inclusive para receber delegações de outros países em aeroportos e hotéis. A tendência é que os outros países também tenham as regras sanitárias vistoriadas nos próximos dias e em caso de reprovação, terão que escolher algum país da América do Sul para mandar as suas partidas. Por enquanto, nenhum clube decidiu atuar em outro local.
Ao aumentar o número de inscritos de 30 para 40 em suas competições, a Conmebol deixou claro que não irá remarcar as suas partidas, e se algum time não puder jogar por conta da covid-19 a vitória será dada ao adversário.
Ainda não foi estipulada uma data para requisitar a mudança aos clubes participantes da Copa Sul-Americana. A Libertadores está marcada para retornar no dia 15 de setembro após seis meses de paralisação.
Crédito imagem: Conmebol/Divulgação
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo